quinta-feira, 2 de junho de 2016

Refletir Tomar 2017 - Turismo





No âmbito da iniciativa Refletir Tomar 2017, na passada sexta feira, dia 27 de Maio, o PSD Tomar teve o privilégio de reunir com dois profissionais do Turismo que gentilmente aceitaram o convite para uma apreciação conjunta sobre um dos sectores cruciais para  uma exponenciação empresarial sustentada do nosso concelho.
Numa abordagem eminentemente informal, o Dr. Vitor Pais, Director Geral do Hotel dos Templários e o Dr. João Pinto Coelho, Coordenador Técnico do Laboratório de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar, L-Tour.IPT,  permitiram-nos uma reflexão sobre a relevância do Turismo como factor de desenvolvimento da economia local,  diagnosticando um conjunto de fragilidades que, numa prespectiva de crescimento sustentado, importam claramente corrigir.
Destacaram a importância dos agentes de politica local, e da necessária e inevitável articulação com a Entidade Regional de Turismo do Centro,  para, de forma urgente,  se desenvolver e discutir um planeamento estratégico de turismo para o concelho de Tomar.
Não olvidando, em todo este  processo, a crescente relevância da modernização e do investimento no sector, sublinharam a importância de se desenvolverem  estratégias locais de sensibilização da própria comunidade para um fénomeno que apelidaram de turistificação, a par do reforço da aproximação com os agentes de turismo locais, perspectivando assim uma força anímica local sustentada por uma identidade que claramente possa promover o nosso concelho como território turistico de excelência.
Impõe-se assim, na precepção de quem mais e melhor se dedica ao sector, uma especial preocupação de valorização da oferta com o propósito final e natural de potenciar a procura, tarefa para qual, reconhecendo o papel do turismo como factor determinante de desenvolvimento, não podem os agentes de politica local alhear-se.
Consciente de que o planeamento do turismo constitui uma ferramenta estruturante de uma  política de desenvolvimento sustentável, constitui especial preocupação do PSD Tomar a alienação, consciente ou não, por parte da Governação Local,  de um dos mais importantes pilares para a economia e desenvolvimento do nosso concelho, tendência que incisivamente procuraremos inverter, contribuindo para o reconhecimento e valorização de um destino turistico que é “ nosso”.




PSD Tomar



Sem comentários:

Enviar um comentário