terça-feira, 18 de março de 2014

Recomendação dos Vereadores do PSD - Comércio no Centro Histórico da Cidade de Tomar


Cientes do processo de elaboração de estudos e projetos no âmbito da ARU, mas sendo do domínio público a existência de problemas prementes, no que concerne ao comércio do Centro Histórico de Tomar, urge refletir acerca de possíveis medidas simples e facilitadoras da sua superação.
Considerando ser possível estancar o crescente empobrecimento, descaraterização e abandono social e económico da referida área urbana, os vereadores do PSD, identificam, para o setor do comércio, as seguintes áreas de intervenção prioritárias e respetivas medidas de superação:
  1. Estacionamento: criar um sistema que permita aos comerciantes contribuirem para o pagamento do estacionamento dos seus clientes no Parque T.
  2. Modernização de estabelecimentos: No contexto do Gabinete de Desenvolvimento Económico garantir apoio técnico e celeridade de processos e licenciamentos aos comerciantes que entendam proceder á modernização dos seus estabelecimentos.
  3. Horários: facilitar aos comerciantes os horários que considerarem mais convenientes;
  4. Animação de rua: desenvolver conjuntamente com os serviços Municipais de Turismo Cultura um programa de animação de ruas que estimule a frequência do referido espaço urbano;
  5. Formação de pessoal: Estabelecer parcerias com os diversos estabelecimentos de educação e formação de Tomar, no sentido de desenvolver programas de formação dirigidos ao desenvolvimento profissional e pessoal dos comerciantes e seus colaboradores;
  6. Conforto dos utentes deste espaço físico: Desenvolver esforços no sentido de estimular a multiplicação e incentivo à ocupação de espaços públicos do centro histórico mediante instalação de esplanadas, equipamentos de lazer e descanso, proceder a pequenas obras de melhoramento do piso, assegurar uma limpeza e higiene mais eficiente.
- Identificados alguns dos problemas e eventuais soluções, sugere-se uma reunião urgente com a ACITOFEBA, o Executivo Camarário, o Executivo da Junta Urbana e os Comerciantes do Centro Histórico de Tomar, de modo a manifestar, por uma lado as propostas do executivo camarário e por outro recolher informações adicionais que permitam uma intervenção mais eficiente e rápida para a dinamização e revitalização do comércio do citado espaço.




OS VEREADORES DO PSD

João Miguel da Silva Miragaia Tenreiro
Maria Luísa Gaspar Pranto Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário