quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Planeamento estratégico do turismo no concelho de Tomar

Reconhecendo no turismo um veículo com um papel determinante no desenvolvimento local da comunidade tomarense questionam, os vereadores do PSD, a coligação de esquerda PS-CDU, em governação no concelho de Tomar, acerca das medidas de planeamento estratégico, no âmbito do turismo, levadas a cabo no decorrer dos 10 meses do seu mandato.
Acreditamos que a sociedade exige, hoje, tempos de lazer que significam simultaneamente espaços de aprendizagem, partilha de conhecimentos e enriquecimento em diversos domínios. Perspetiva-se uma profunda articulação entre sectores público e privado e comunidade local, tendo como objetivo último o crescimento económico-social e cultural do Concelho, numa vertente de inovação e criação de mais-valias. Tomar tem um potencial enorme neste domínio.
A elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Concelho do Tomar assume-se como um importante instrumento do PDM – Plano Diretor Municipal, em processo de revisão, enquadrando-se ainda em diversos planos de nível supra concelhio.
O Turismo para Tomar é fundamental enquanto medida de política de desenvolvimento sustentável. Um Plano neste âmbito representa, acima de tudo, um enorme desafio e um ponto de partida na construção do futuro. Um caminho a percorrer com a participação e envolvimento da população, das instituições e dos agentes económicos do Município.
Apresentamos de seguida algumas questões que consideramos pertinentes neste contexto:
- Existe intenção de proceder á elaboração de um Plano Estratégico do Desenvolvimento Turístico no concelho de Tomar?
- Em caso afirmativo:
- Qual a metodologia de elaboração do plano?
- Está previsto o desenvolvimento de protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar, no sentido de garantir apoio técnico para a elaboração do referido plano?
- Foram desenvolvidas algumas medidas, pelos serviços do município, para proceder ao levantamento das caraterísticas do concelho que favorecem o seu aproveitamento turístico, criando uma matriz de produtos turísticos quer do lado da procura, quer do lado da oferta?
- O número de visitantes do Convento de Cristo é muito superior ao número de visitantes da cidade. Quais as medidas tomadas no sentido de ultrapassar este constrangimento e promover a atratividade da cidade, no contexto deste segmento de visitantes?
 - Existem hoje diferentes áreas de turismo, que apresentam diferentes segmentos de público-alvo, dos quais destacamos:
   . Turismo Urbano
   . Turismo de Negócios
   . Turismo de Incentivos
   . Turismo Educacional e do Conhecimento
   . Cultura, Lazer e Recreio
   . Religioso
Estão a ser tidos em conta e equacionadas medidas para todos estes segmentos?
- Quais as ações desenvolvidas para promover a “imagem” do concelho de Tomar, de acordo com a marca “Cidade Templária”, com uma clara estratégia de diferenciação, identidade, leitura fácil, produtos com interesse, sustentabilidade económica e envolvimento da comunidade local?

 Não temos conhecimento, não conhecemos os princípios, linhas de orientação, estratégia e ações desta coligação para promoção do Turismo no concelho de Tomar, não encontramos respostas adequadas. Não encontramos a estratégia compatível com os critérios de qualidade que exige uma política local rigorosa e exigente.
Constatamos que esta coligação de esquerda, em governação, se tem limitado, pontualmente, a apoiar ações que alguns agentes locais propõem, numa mera atitude reativa.
Existe uma gestão do corrente sem critérios objetivos definidos, revelando falta de equidade e de transparência.
Tomar está a deixar passar oportunidades que lhe permitiriam promover a qualidade de vida dos seus habitantes.



Tomar, 04 de agosto de 2014

OS VEREADORES DO PSD


João Miguel da Silva Miragaia Tenreiro


Maria Luísa Oliveira

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