quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pintura Exterior da Casa Viera Guimarães

Situada junto à Ponte Velha de Tomar, a Casa de Vieira Guimarães foi edificada entre 1920 e 1922 pelo Dr. José Vieira da Silva Guimarães, médico e historiador local. O edifício apresenta um modelo neomanuelino que conjuga ainda elementos típicos da "casa portuguesa".
A fachada divide-se em dois andares onde se dispõem aberturas a espaços regulares. No piso térreo, que durante anos albergou a pastelaria "A Primorosa de Tomar", foram rasgadas várias portas de moldura retangular, e no piso superior, janelas de peito com "poisa ferros" e janelas de sacada com varandins ornamentados com os símbolos da Ordem de Cristo.
Por disposição testamentária do Dr. Vieira Guimarães, a casa foi doada à Câmara Municipal de Tomar com o objetivo de o espaço ser utilizado para fins culturais.
Para além do já referido estabelecimento comercial que funcionou no piso térreo, o edifício alberga a sede da comissão da Festa dos Tabuleiros, sendo nesse local que por norma se realizam exposições e apresentações relacionadas com a Festa, que habitualmente e por vontade do povo, se realiza de 4 em 4 anos.
Cumprindo assim a tradição, a Festa dos Tabuleiros irá realizar-se entre 4 a 13 de Julho de 2015.
O exterior da referida Casa Vieira Guimarães apresenta já sinais de necessidade de pintura e manutenção, pelo que, tendo em conta que estamos em ano de realização da “Grande Festa”, os vereadores do PSD recomendam que se iniciem os trabalhos de pintura exterior do referido imóvel, no sentido de realçar e valorizar este património de grande interesse municipal.



Tomar, 2 de Fevereiro de 2015

Os vereadores do PSD


(João Miragaia Tenreiro)


(António Manuel Gonçalves Jorge)

Sem comentários:

Enviar um comentário