terça-feira, 17 de março de 2015

Recomendação

O Governo aprovou recentemente em Conselho de Ministros uma alteração à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas que garante mais incentivos para o regresso ao ativo de médicos aposentados que, de forma temporária, podem dar resposta à escassez de médicos no interior do país.

Após uma verdadeira análise ao “Estado da Saúde no Distrito”, organizada pela Distrital do e pelos Deputados do PSD de Santarém, surgiu a proposta de criar um regime de incentivos extra para o regresso ao ativo de médicos reformados e que foi de imediato defendida junto Ministro da Saúde e na Assembleia da República em sede de Grupo Parlamentar e nas jornadas parlamentares em finais de 2014.

Os Deputados do PSD eleitos por Santarém, a que se associaram outros Deputados eleitos por Distritos do interior, tinham acordado já um projeto de Resolução a defender este novo regime.

A rápida ação do Governo nesta matéria vai assim permitir dar uma resposta mais ágil aos Agrupamentos de Serviços de Saúde do distrito de Santarém, e do resto do país, com vista a minimizar os problemas gerados pela escassez de médicos em Portugal.
Com este novo regime, os médicos terão dois tipos de incentivos, um pecuniário que lhes permite acumular a pensão com uma parte do salário (até 1/3 do remuneração base), o que antes não acontecia, mas também optar de forma mais flexível por um horário mais compatível com a sua disponibilidade e vontade, precisamente um dos entraves da norma anterior.

Os Vereadores do PSD consideram que desta forma será possível contar com experiência de alguns profissionais aposentados que habitam no nosso concelho e concelhos limítrofes e que assim, de forma mais flexível, estarão dispostos a preencher algumas vagas em freguesias que estão sem médicos e que assim poderão passar a ter um médico experiente em alguns períodos da semana.
Neste sentido os vereadores do PSD recomendam que se iniciem todos os trabalhos necessários de forma a potencializar e promover no concelho de Tomar os benefícios desta alteração legislativa e que se iniciem todas as tarefas essenciais e imprescindíveis a fim de preencher as vagas nas freguesias que se encontram sem médicos

Tomar, 11 de Março de 2015


Os Vereadores do Partido Social Democrata


(João Miragaia Tenreiro)



(Beatriz Schulz Nunes)

Sem comentários:

Enviar um comentário