segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pedidos de Esclarecimentos/Interpelação - Incubadora de Empresas


1º Na reunião de 25 de Novembro de 2013, foi apresentado pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal o projeto/iniciativa Tomar 2020.
2º Segundo o mesmo, esse projeto terá como principal objetivo atrair empresas de cariz tecnológico e estimular o empreendedorismo, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, para o período 2014-2020, e na estratégia regional de desenvolvimento económico;
3º Foi anunciado que se tratava de uma estreita articulação entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e a Câmara Municipal de Tomar.
4º Segundo o Sr. Vice-Presidente, a ideia base é apostar nas condições únicas desta cidade para a criação de um pólo de inovação, potenciadas pelo resultado da interação entre o conhecimento, a investigação e a tecnologia (centrado no IPT e no Centro de Inovação da IBM), pela excelente localização geográfica e pela qualidade de vida da cidade.
5º Foi também afirmado que a primeira fase, que arrancaria entre o final de 2013 e o início de 2014, consistiria na criação de uma estrutura destinada à incubação e aceleração de empresas, a instalar próximo do Campus do IPT.
Deste modo e dado o espeço temporal balizado nessa mesma apresentação de 25 de Novembro de 2013, solicitamos que nos informem:

a)      Que diligências concretas foram realizadas no sentido de instalar essa mesma incubadora e aceleração de empresas, em que espaço a mesma irá ficar instalada e quais os trabalhos realizados para o efeito? 
6º Foi na mesma reunião referido que numa segunda fase, no âmbito do próximo quadro comunitário, se prevê a instalação no próprio campus de um parque empresarial que funcionará como pólo tecnológico ficando assim completo o pólo de inovação (ensino + empresas + investigação),
7º E também foi afirmado que o primeiro investimento, destinado à incubadora de empresas, rondará um milhão e cem mil euros.
Solicita-se a seguinte resposta: O projeto está já em curso, o que foi feito e em que fase se encontra esse mesmo projeto?
8º Foi também afirmado que a obra será financiada pelo QREN a 85%, cabendo ao IPT a restante comparticipação.
Pretende-se saber: O que foi apresentado para se obter esse financiamento e quais os contratos de crédito firmados, para a obtenção desse financiamento?


Tomar, 6 de Janeiro de 2014

Os Vereadores do Partido Social Democrata

 
(João Miguel da Silva Miragaia Tenreiro)

 (Maria Luísa Gaspar Pranto Oliveira)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário