segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Declaração de Voto dos Vereadores do PSD na Reunião Pública do Executivo Municipal de 06/01/2014 - Propostas 11 e 12


Os vereadores do PSD, em reunião de 6 de Janeiro de 2013, aprovam as propostas 11 e 12, da Divisão de Turismo, Cultura, Museologia e Comunicação (Apoio ao Carnaval da Linhaceira 2014 e Apoio ao Carnaval de Tomar 2014). No entanto, lamentam que as referidas propostas não estejam enquadradas num Plano Cultural que poderia ter sido elaborado pelos Serviços Municipais supracitados, a pedido do executivo camarário com competências delegadas para o efeito.

Espera-se que no futuro a coligação PS/CDU tenha um papel ativo na promoção da preservação da identidade local, promoção da qualidade e condições de desenvolvimento dos eventos, não descurando a avaliação dos vários eventos, contribuindo assim para a sua regulação e melhoria.

Espera-se que haja equidade na atribuição de subsídios, face a critérios previamente definidos (qualidade, dimensão, padrões culturais, parcerias, outros apoios, nº de agentes e colaboradores envolvidos, impacto de anteriores eventos desenvolvidos junto do público alvo, …). A atribuição de subsídios deverá acima de tudo, no contexto atual, ser seletiva quanto aos efeitos que poderá ter na criação de riqueza, emprego e dinamismo local.

Além do mais, não foi disponibilizada aos signatários, documentação que permita verificar qualquer dos critérios acima enunciados, pelo que a aprovação da proposta é feita com base na premissa que os agentes envolvidos e dinamizadores, pela sua iniciativa, competência e experiência, já demonstrada em eventos anteriores, concretizarão os eventos, com a qualidade necessária à dignificação da imagem de Tomar, tornando-a cada vez mais atrativa a várias escalas espaciais.

Verificamos assim que não existe qualquer estratégia definida, por parte da coligação que lidera os destinos da Câmara Municipal, de forma a permitir uma potencialização do património cultural, material e imaterial, de que o concelho dispõe, tal como já aconteceu noutros domínios.

Felizmente que contamos com a iniciativa dos nossos agentes locais, que vivem e sentem o seu concelho e que se disponibilizam para colaborar e incentivar o dinamismo local.

Os vereadores do PSD, contam com todos os tomarenses, e todos os tomarenses podem contar com o seu apoio relativamente às propostas que façam e que permitam dignificar a imagem do concelho de Tomar, gerando dinamismo local e assim o bem estar da população tomarense, estimulando novos visitantes a conhecerem este concelho.

Tomar, 6 de Janeiro de 2014
Os Vereadores do PSD

(João Miguel da Silva Miragaia Tenreiro)
(Maria Luísa Oliveira)

 

.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário