No passado dia 31 de
Janeiro, a JSD e o PSD de Tomar organizaram a conferência “Oportunidades e
Desafios do Quadro Comunitário - Erasmus+”.
A conferência, realizada
na sede da extinta Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, contou com
dezenas de participantes, que puderam assistir à exposição de Pedro Reis,
Subdiretor-Geral da Agência Nacional Programa Juventude em Ação, sobre o programa
Erasmus+.
Erasmus+, o novo
programa da UE no domínio da educação, da formação, da juventude e do desporto,
com um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, é estimado beneficiar mais de 4
milhões de pessoas, com apoios para estudar, receber formação, trabalhar ou
fazer voluntariado no estrangeiro.
O programa «Erasmus+»
tem três objetivos principais: dois terços do orçamento são afetados a
oportunidades de aprendizagem no estrangeiro para indivíduos, dentro e fora da
UE; a restante verba destina-se a apoiar parcerias entre instituições de
ensino, organizações de juventude, empresas, autoridades locais e regionais e
ONG, bem como as reformas destinadas a modernizar os sistemas de educação e
formação e, ainda, a promover a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade.
No dia seguinte, a JSD
de Tomar realizou o Plenário Concelhio de Militantes, do qual resultaram as
aprovações do Plano de Atividades para 2014 e da nova imagem da JSD de Tomar.
A nova imagem da JSD de
Tomar será oportunamente apresentada publicamente.
O Plano de Atividades
aprovado é um plano ambicioso, assente em 3 áreas:
1 - Organização interna,
porque é necessário numa primeira fase estabelecer as bases para desenvolver o
trabalho que pretendemos em prol do Concelho;
2 - Formação, uma das
áreas mais importantes e assumidas como um dos principais objetivos desta
equipa, terá um papel fundamental na nossa ação;
3 - Campanhas e
atividades viradas para Tomar e os Tomarenses, em particular os jovens, nas
mais variadas temáticas e assume o destaque deste planeamento.
A JSD de Tomar pretende assim conseguir fazer de 2014 um ano de muito
empenho e dedicação ao nosso Concelho!"
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