quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Recomendação sobre Estacionamento Centro Histórico

O Centro Histórico de Tomar vive um sentimento de desconforto e perseguição. A coligação PS-CDU tomou a iniciativa de encerrar o estacionamento do Pelourinho sem consultar e elucidar os residentes e comerciantes do centro histórico.
A bandeira de se querer um centro histórico vivo e dinâmico não existe para a coligação de esquerda PS/CDU.
O conjunto de restrições e impedimentos para quem vive e trabalha no centro histórico fará com que o mesmo seja menos aliciante, inviabilizando-se o desejado incremento da habitação jovem, levando a que fique ainda mais devoluto e envelhecido.
Com uma conjuntura difícil e de regressão como a dos dias de hoje, e com a facilidade de estacionamento na parte nova da cidade e nas grandes superfícies, os clientes/consumidores serão muito mais difíceis de motivar a fazer as suas compras no centro histórico.
Será importante verificar quantas lojas na Serpa Pinto têm mais de dez anos de porta aberta. E na Silva Magalhães? E na Infantaria 15? Será importante, antes de atuar e concretizar, consultar e dialogar com os residentes e comerciantes, verificar com detalhe quais são as necessidades destes, bem como as suas ansiedades, tirando partido da sua experiência e sabedoria.
O largo do Pelourinho, com um Pelourinho Barroco do séc. XVII, encontrava-se há décadas sem preservação e com um uso abusivo de estacionamento desordenado. A coligação PS/CDU acabou com os cerca de quarenta lugares de estacionamento do largo do Pelourinho, mas não deixou alternativas para quem vive, trabalha e dá vida àquela parte da cidade. Pretende encher os parques pagos da cidade, incitando ainda a PSP, que é hoje, aos olhos de toda a gente, meramente uma polícia de trânsito a fazer caça à multa de estacionamento. Foi assim uma atitude precipitada e infeliz da coligação, forçando os residentes e comerciantes a utilizarem parques pagos.
Relativamente ao encerramento e horário de cargas e descargas da Rua Serpa Pinto, dever-se-ia ter tido em consideração os horários de abertura e de fecho dos estabelecimentos. A coligação deveria ter conhecimento que grande parte do comércio abre as portas às 10, e é precisamente  a essa hora que termina o primeiro tempo de cargas e descargas. Deveria ainda haver um regime de exceção para pessoas com mobilidade reduzida. Será que esqueceram que nesta rua também existe uma farmácia?

Neste contexto recomendam os vereadores do PSD:
- que o monumento do Pelourinho fique salvaguardado por uma área a definir por pináculos e que se crie uma bolsa ordenada de estacionamento para os comerciantes e residentes do centro histórico;
- no estacionamento tarifado em espinha entre o café Rialto e a Pensão Luanda deverá ser criada uma bolsa de estacionamento para dois autocarros de turismo (exclusivamente para embarque e desembarque), com um comprimento não inferior a trinta metros, sendo a sua  entrada efetuada pela Av. Marquês de Pombal, de modo a  que os visitantes possam assim conhecer a nossa cidade Templária.
- para parquear os autocarros de turismo sugerimos que seja disponibilizado imediatamente o espaço da antiga Messe dos Oficiais, na Av. General Tamagnini de Abreu;
- que o condicionamento das cargas e descargas na Rua Serpa Pinto seja alvo de reflexão partilhada com os comerciantes e residentes, de modo a que obtenha uma solução satisfatória;
- seja recolocado o lugar de estacionamento de cargas e descargas junto dos CTT, mas em lugar com dimensão não inferior a 6 metros, comprimento de alguns veículos de transporte de mercadorias;


Apelamos à coligação PS/CDU, para que seja coerente, sensível e justa, que não apresente ideias absurdas e fora de contexto da realidade, para que o Concelho de Tomar e as populações que nele habitam tenham o respeito e a qualidade de vida que merecem.




Tomar, 29 de setembro de 2014

OS VEREADORES DO PSD

(Maria Luísa Oliveira)


(António Manuel Jorge)

Sem comentários:

Enviar um comentário